Trabalho Backup
Pablo Matos de Souza, Bruno de Lima Araújo, Heber Esteves de Farias Silva
Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Barra Funda, São Paulo - Brasil pablo.matoss@gmail.com, bruno_dec@hotmail.com.br, heberesteves@hotmail.com
Resumo. Este trabalho tem por objetivo documentar a pesquisa realizada sobre o estudo de caso do uso de backup em uma empresa de pequeno porte que dispõe de cerca de 600 Gigabytes de dados semanais para serem copiados, onde a empresa não possui estrutura adequada para a realização desse processo. Comparou-se as mídias mais usadas comumente por empresas e usuários, tais como mídias flexíveis, fitas magnéticas, discos rígidos e nuvem (internet). Após a análise e verificação da viabilidade de cada item para a situação da empresa, verificou-se que a mais adequada são as unidades de fitas magnéticas do tipo LTO 5, por terem boa capacidade de armazenamento, custo acessível e melhor segurança.
INTRODUÇÃO
Qual a importância de se realizar cópias de segurança para as empresas em geral? A importância é indiscutível, pois sempre haverá a possibilidade de perder todos os dados rotineiros, resultando em prejuízos incalculáveis para as empresas ou para usuários em geral. Devido às vulnerabilidades em que os dados se encontram em suas rotinas de uso, é de importância vital que sejam realizados cópias de segurança regularmente para que os dados não se percam totalmente.
A situação-problema a se considerar nesse trabalho é onde uma empresa de pequeno porte que não tem estrutura adequada para realizar backups. Seu armazenamento semanal é de 600 Gigabytes e deve ser realizado usando os métodos comuns ou tradicionais de backup, como o CD, DVD, Blu-Ray, fitas magnéticas, discos rígidos, pen-drives ou, cada vez mais crescente, armazenamento em nuvem.
Comparação entre as opções para realização das cópias de segurança
Depois de realizada a pesquisa sobre os aspectos e características de cada item, pode-se