Software básico e aplicativos
Ferramentas de Backup (Funcionamento e exemplos)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 CONCEITO DE BACKUP 4
2 FERRAMENTAS DE BACKUP 4
2.1 Funcionalidade 4
2.2 Escolha do software 4
2.3 Tipos de ferramentas de backup 5
2.4 Algumas ferramentas de backup disponíveis 5
2.5 Comparativo 6
CONCLUSAO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado possui como tema principal a seguinte temática: “Software básico e aplicativos”, mas será abordado mais concretamente as “Ferramentas de Backup”. O objetivo deste é esclarecer de forma sucinta o funcionamento e apresentar exemplos das ferramentas disponíveis para a execução do backup.
1 CONCEITO DE BACKUP
A principal finalidade do backup consiste na segurança da informação em caso de destruição ou perda dos arquivos originais, através da cópia dos dados de um dispositivo para outro, utilizando de softwares especializados, que são as ferramentas de backup.
O backup obedece a parâmetros preestabelecidos e por isso não deve ser confundido com arquivos e sistemas tolerantes a falhas.
2 FERRAMENTAS DE BACKUP
2.1 Funcionalidade Como visto anteriormente, a execução do backup exige a utilização de um software especializado, sendo chamada de ferramenta de backup. As ferramentas criam cópias adicionais do exatas dos arquivos, databeses ou computadores inteiros, com a funcionalidade de garantir a segurança dos dados. Estas copias serão realizadas pelo software e assim, armazenadas em uma mídia externa que fique, preferencialmente, distante fisicamente dos arquivos originais. Cada ferramenta possui técnicas ou características próprias na implementação do backup, sendo algumas mais elaboradas, normalmente voltadas para servidores, e outras mis simples, dirigidas as maquinas pessoais.
2.2 Tipos de ferramentas de backup Pode se dividir as ferramentas de backup em três tipos: as