Trabalho AV1
RESUMO E ANÁLISE DOS TEXTOS
“A terceira margem do Rio”, “Sorôco, sua mãe, sua filha”
“Conto da ilha desconhecida” e o “A tendência oculta na psicanálise”
Nova Iguaçu
2015-01
KEYLA DE SALES DIAS LIMA
RESUMO E ANÁLISE DOS TEXTOS
“A terceira margem do Rio”, “Sorôco, sua mãe, sua filha”
“Conto da ilha desconhecida” e o “A tendência oculta na psicanálise”
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina CEL0155 Teoria da Literatura III, do Curso de Letras, da Universidade Estácio de Sá – Campus: Nova Iguaçu, ministrada pelo professor Sérgio Assunção, como requisito para obtenção de nota da AV1.
Nova Iguaçu
2015-01
A terceira margem do rio – Guimarães Rosa
O texto começa com um homem descrevendo seu pai como uma pessoa pacífica, seguidor da ordem, mas que um dia sem nenhum motivo aparente manda fazer uma canoa. Porém não era uma canoa comum, ele mandou fazer de pau de vinhático – que é uma excelente madeira amarela, para ter uma durabilidade de vente ou trinta anos.
Este homem conta que em sua casa eram além dele sua irmã, seu irmão e seus pais. Quando seu pai manda fazer a canoa, sua mãe “jurou muito contra a ideia”, contudo ele nada dizia. Por isso, começaram as indagações “se ia propor agora para pescarias e caçadas?”. Não. Era apenas o começo do seu rompimento com a fala, pois nada dizia.
Este rompimento com a fala fica claro no terceiro parágrafo em dois momentos, primeiro quando já com a canoa pronta ele se prepara apertando o chapéu e sem nada levar, sem nenhuma recomendação a fazer foi-se em direção à canoa sem nada falar, mesmo com sua mulher a bramar: - “Cê vai, ocê fique, você nunca volte!”. E o segundo quando seu filho pergunta: - “Pai, o senhor me leva junto, nessa sua canoa?”, e ele responde com um olhar, botando a benção e com um gesto mandando o menino para trás.
No terceiro e quarto parágrafo outros tipos de rompimentos mais estarrecedores ocorreram, o familiar e o