Trabalho assédio moral
• INTRODUÇÃO
Por meio do desenvolvimento social, a chegada da globalização acarretou a incessante busca do sucesso e visando sempre a questão lucrativa a qualquer custo, o que consequentemente fez com que o espaço de trabalho torna-se um ambiente propício para o desejo exacerbado de por-se a frente do colega de trabalho, expondo dessa maneira os funcionários a competitividade agressiva e massiva, podendo gerar ameaças e até mesmo situações de medo e tortura aos funcionários que dali fazem parte. Uma situação que ilustra esse tema são as metas impostas pelas empresas, que através da desigualdade e subordinação faz com que os funcionários sejam expostos a situações humilhantes e sintam-se assediados diariamente como forma de desenvolver neles esse espírito para que haja um maior incentivo para o cumprimento dessas metas.
O terror psicológico ocasionado pelo assédio moral delimita a saúde dos funcionários e ocasiona problemas físico e mentais. No mais o assédio moral expõem a vitima a um tratamento desumano e degradante por um período prolongado.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo mostrar as consequências do assédio moral no trabalho, e com base nos fundamentos jurídicos, pretende ainda buscar compreender como e onde o âmbito jurídico pode participar em defesa do assediado moralmente, e busca compreender a questão na visão do Estado.
• PROBLEMAS E QUESTÕES
O tema central de pesquisa é o assédio moral no ambiente de trabalho e suas consequências, porém também tem como função defender o papel jurídico como defesa do assediado.
Quais são os tipos de assédio moral que o trabalhador pode sofrer dentro de seu ambiente de trabalho?
Como provar no âmbito jurídico o assédio moral sofrido dentro do local de trabalho?
Quais as consequências físicas e morais para o assediado?
Qual a posição do Estado frente a tal problema?
Meu trabalho visa não somente desvendar o assédio moral, como