TRABALHO ARTIGO DE TICA
A responsabilidade social corporativa tornou-se um tema recorrente no âmbito das organizações ao longo da última década. Esse movimento se caracteriza fundamentalmente por uma proposta de retomada das questões éticas tanto no âmbito interno das organizações como no seu relacionamento com o público externo, qual seja, consumidores, clientes, fornecedores, Governo e acionistas, os chamados stakeholders.
As organizações, a partir de uma postura dita socialmente responsável, vêm empreendendo ações sociais que vão desde a tradicional filantropia até parcerias com o terceiro setor, e incluem programas de voluntariado empresarial e de proteção ao meio-ambiente, além da instituição de códigos de ética que visam regulamentar a conduta de seus membros.
Este estudo sobre Responsabilidade Social tem o intuito de apresentar o tema àqueles que ainda não o conhecem de maneira um pouco mais profunda, conscientizando-os da importância de suas atitudes e ações realizadas no presente e seus reflexos no futuro.
A primeira parte deste trabalho mostra o surgimento da Responsabilidade Social Empresarial através de dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos e sobre a responsabilidade ambiental que não está igualmente sendo distribuída entre os grupos sociais entre as regiões. Na segunda parte é apresentado sobre as ONGs que são organizações formadas pela sociedade sem fins lucrativos e sobre as OSCIPs – que são organizações criadas por iniciativa privada.
Na Terceira parte é apresentada a história do INEC, iniciou com ações emergenciais, doações, sendo conhecido como Organização não governamental, que no decorrer dos anos foi evoluindo com projetos e sendo uma empresa de Organização da sociedade civil de