Trabalho Argamassar
ARGAMASSA DE REVESTIMENTO
(parede e teto)
EQUIPE:
ARIEL PONTES
CAMILE FONTENELLE
CONCEITO
Argamassa é a mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, podendo ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada).
TIPOS DE ARGAMASSA PARA REVESTIMENTO CHAPISCO: Primeira camada fina e rugosa de argamassa aplicada sobre os blocos das paredes e nos tetos. Sem o chapisco, que é a base do revestimento, as outras camadas podem descolar e até cair.
O chapisco é uma argamassa de cimento e areia média ou grossa. Deve ser utilizado no máximo até 2,5 horas a partir do contato da água com os demais componentes e desde que não haja qualquer sinal de endurecimento. EMBOÇO
Emboço: sobre o chapisco é aplicada uma camada de massa grossa ou emboço.
As principais funçoes do emboço a vedação e regularização da superfície e a proteção da edificação, evitando a penetração de agentes agressivos.
Normalmente é composto de areia, cimento e cal.
REBOCO
Reboco: é a massa fina que dá o acabamento final. Em alguns casos não é usado o reboco, por motivo de economia.
Geralmente tem em seu traço areias mais finas, pois servem para dar o acabamento ao revestimento. Os tipos de reboco podem conter combinaçoes de cimento, cal e areia fina lavada (de preferencia).
REVESTIMENTO EM CAMADA ÚNICA Esse revestimento, também chamado “emboço único” ou
“emboço paulista”, ou ainda “massa única”, é feito somente com chapisco e emboço, eliminando-se o reboco e deixando-se a superfície do emboço mais lisa para receber a pintura.
ARGAMASSA INDUSTRIALIZADAS
ARGAMASSA COLANTE é composta por cimento, areia e aditivos que retêm água e promovem aderência. Quando misturada com água, forma uma massa viscosa, plástica e
adesiva,