A pessoa c deficiencia
PEDAGOGIA
LILIANE MENDES DA SILVA
plano de ação
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
Itumbiara
2012
LILIANE MENDES DA SILVA
plano de ação
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia II da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e Linguagem, Psicologia da EducaçãoII, Educação e Diversidade: Relações Étnico-Raciais, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos.
Profs.: Lilian Salete Alonso, Carlos Eduardo Gonçalves, Fábio Luiz da Silva, Vilze Vidotti Costa.
Tutor(a) de sala: Keila Dias dos Santos.
Itumbiara
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 JUSTIFICATIVA 4 3 OBJETIVOS 5 3.1 GERAL 5 3.2 ESPECÍFICOS 5 4 DESENVOLVIMENTO 7 5 CRONOGRAMA 8 6 CONCLUSÃO 9 7 REFERÊNCIAS 10
108 REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
A escola faz parte de um ambiente que se relaciona ao nível econômico e social, e que se envolve em diferentes realidades. Essa diversidade social frequentemente é alvo de comparações, desigualdades e preconceito. E a escola, sendo parte da sociedade, sofre reflexos dessas desigualdades.
É notório, que dentro da escola constantemente, ocorrem casos de discriminação, onde na maioria das vezes, os educadores tentam camuflar a prática do preconceito. Como diz:
McLaren (1997, p. 212), Preconceito é o prejulgamento negativo de indivíduos e grupos com base em evidências não reconhecidas, não pesquisadas e inadequadas.
Como o professor é um dos formadores de opinião de crianças e adolescentes, deve estimular o debate em sala de aula sobre essas questões e apresentar a diversidade das visões de mundo. Estudos comprovam que a discriminação deixa marcas por toda a vida e é a escola que pode mudar essa realidade. O docente deve estar sempre atento e agir em suas mentes, vísceras e coração das crianças.
Sobre a atuação dos