TRABALHO AQUECIMENTO GLOBAL X ECONOMIA 1
O Aquecimento global é o aumento das temperaturas médias do planeta Terra, causada pelas emissões de gases poluentes provocando alterações no clima, intensificando fenômenos naturais, como incêndios florestais de difícil controle, alteração das chuvas, avanço do mar sobre os rios e o litoral, escassez de água potável, destruição de habitats e a consequente perda de biodiversidade (extinção de espécies afetando ecossistemas), perdas agrícolas, mais fome, migrações de comunidades atingidas (problemas sociais), ameaças à saúde das pessoas (dengue, desnutrição, doenças por contato com água contaminada), etc.
Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera. A maior parte da degradação foi causada pelos países desenvolvidos, historicamente pela Revolução Industrial.
Os EUA com 4% da população mundial são os responsáveis por mais de 20% de todas as emissões globais de gases do efeito estufa. Carros e indústrias pesadas contribuem para o aumento da temperatura no planeta, mas não são os únicos responsáveis como muitos pensam, mas além deles a eletricidade, desmatamento, transportes, lixo e agricultura contribuem também.
O clima do planeta Terra nunca registrou alterações tão dramáticas quanto agora. Mas o fato é que o tema do aquecimento global ganhou uma dimensão que não pode ser ignorada, com isso transformou-se numa espécie de imposição do mercado. Todo consumo movimenta a economia e, ao mesmo tempo, se não for sustentável acarreta sérios danos ambientais. Contudo deixou de ser uma preocupação exclusiva da ciência, a pressão agora vem do mercado financeiro e dos consumidores fazendo com que as empresas têm de se a preocupar com isso. E agora é um dos assuntos mais importantes da política, da economia e dos negócios.
No caso do Brasil que é um país que depende economicamente de seus agronegócios, que representam 1/3 do PIB nacional. É indiscutível a interdependência da agricultura às