Trabalho Andr
O apartheid na África do Sul é o único caso histórico de um sistema político onde a segregação racial chegou ao âmbito institucional. A segregação imposta pelo governo afetou todos os espaços e relações sociais. Negros não podiam se casar com brancos ou ocupar o mesmo transporte coletivo usado pelos brancos, não podiam morar no mesmo bairro e nem realizar o mesmo trabalho, não podiam comprar e alugar terras, entre outras restrições. A discriminação se estendia também aos coloured (mestiços) e indianos.
Após o presidente Frederik de Klerk pôr fim ao Apartheid, Nelson Mandela, líder na luta contra a segregação, é liberto e quatro anos mais tarde é eleito presidente da República sul-africana. O idealista foi o primeiro presidente eleito por eleições livres após o regime, o líder foi visto pela maioria negra sul-africana como alguém que permitiria a hegemonia de sua etnia no país, mas sua luta foi para construir um país com igualdade para todas as etnias.
Como primeiro presidente negro, Mandela se mostra diferente de antigos presidentes tendo como principal objetivo instituir a democracia racial. Com isso, o presidente enfrenta conflitos para conciliar o ressentimento e os anseios da populaçao negra ao preconceito ainda existente da elite branca. Para conseguir que a população o ouvisse, começa a se aproximar de todos, brancos e negros, com o objetivo de mostrar que a convivência é possível.
No filme, Mandela exige que em sua equipe de segurança trabalhem negros e brancos,