Trabalho Anatomia 2
Em estágios avançados, pode aparecer edema periférico e cianose quando há inversão do shunt para direita – esquerda.
Ao exame físico pode-se observar abaulamento e impulsões precordiais devido à dilatação das câmaras direitas.
Na ausculta pode haver desdobramento de bulhas e a presença de um sopro sistólico ejetivo, acompanhado por frêmito no foco pulmonar, provocado pelo aumento do fluxo através desta valva e dilatação do tronco da artéria pulmonar.
A criança pode apresentar infecções respiratórias de repetição, e atraso no crescimento.
Pode ficar assintomático por anos apresentando discreta repercussão hemodinâmica na fase adulta pode cursar com hipertensão pulmonar e alterações do ritmo cardíaco.
Exames Complementares:
RX de tórax. São encontrados área cardíaca discretamente aumentada, hiperfluxo pulmonar e abaulamento do tronco pulmonar, os achados radiográficos são: aumento da área cardíaca com aumento de átrio direito, ventrículo direito e artéria pulmonar, arco aórtico normal, sinais de hipertensão pulmonar.
Não há dilatação do átrio esquerdo como no defeito no septo ventricular.
Eletrocardiograma. Geralmente mostra sobrecarga de ventrículo direito. Distúrbios de condução pelo ramo direito com desvio do eixo para a direita por sobrecarga ventricular direita e alongamento de PR.
Ecocardiograma. Identifica o tipo, o local e as dimensões do defeito; demonstra a conexão das veias pulmonares; avalia dilatação e hipertrofia das câmaras e magnitude do shunt; analisa o fluxo pulmonar; estima a pressão arterial pulmonar; reconhece lesões associadas.
Cateterismo. Fica restrito a casos em que haja dúvida diagnóstica ou necessidade de avaliação do grau de hipertensão pulmonar. O cateterismo direito mostra o aumento da