Disser
Dissertação referente ao texto: O Conceito de desenvolvimento sustentável e seu contexto histórico
Introdutoriamente o texto induz que juridicamente, a proteção e a preservação do meio ambiente, perpassa na responsabilidade múltipla entre os cidadãos e o Estado, e que esse direito é fundamental para a manutenção da vida em seus mais diversos ecossistemas, sendo que o ser humano se estabelece como animal racional a partir do momento que se superpõe a natureza. Tendo a experiência jurídica como testemunha, direito, no seu contexto histórico-cultural, procura não sobrepor-se a sua tarefa a partir da definição de direito ambiental e bem ambiental.
Direito ambiental, surge aqui como a chave para a devastação do meio ambiente na contemporaneidade, e que a sociedade julga necessária para atingir o pleno desenvolvimento econômico.
A preocupação com a devastação ambiental veio a surgir a partir d década de 1960 e teve como resultado estudos sobre o limite do crescimento comparado com a situação do então estado de degradação do meio ambiente. Como resultado, o estudo mostrou-se alheio a situação de devastação do meio para o desenvolvimento econômico.
Em 1973, Maurice Strong apresentou o conceito de eco desenvolvimento como um conjunto de ações que visava um novo olhar político para o desenvolvimento ambiental para as nações. Preocupado com os rumos para que se seguia o planeta, a ONU , também resolve fazer estudos sistematizados para o quadro ambiental planetário e foi então que pela primeira vez se ouviu falar em desenvolvimento sustentável e que segundo a mesma organização se tratava de um ‘’ tipo de desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. A partir daí, a questão ambiental