trabalho anatomia atps 2
Curso: Fisioterapia
Disciplina: Anatomia Humana
Professor: Ari Cantuaria Carolina Furtado RA: 8487220358
Ingrid Goulart RA: 4473868470 Leidiane Gomes RA: 8074857638 Greice Kelly Souza RA: 8485176612
ATPS
Niterói
11/11/2014
Osteologia
Membro Inferior
Osteologia
Membro Inferior
Introdução
É formado pelo cíngulo do membro inferior ou cintura pélvica, coxa, perna e pé. Compondo ao todo 31 ossos em cada membro. A cintura pélvica é formada pelos ossos do quadril, ou ilíaco (direito e esquerdo), é a cintura pélvica que une o membro inferior ao esqueleto axial. Quando o sacro une as duas cinturas, ou seja, os dois ilíacos têm um anel ósseo volumoso e resistente denominado pelve óssea.
Osso do quadril
Se trata de uma estrutura com anatomia e topografia complexas, direito e esquerdo, osso plano e irregular, constituído pela fusão de 3 ossos, sendo eles, o ílio (porção superior), ísquio (porção póstero - inferior) e púbis (ântero - inferior). Os dois ossos do quadril unem - se anteriormente pela sínfise púbica, cada um deles vai se articular posteriormente com a porção superior do sacro e lateralmente com o osso fêmur, a posição anatômica dos ossos se torna então facilmente identificadas, a fossa do acetábulo onde se articula a cabeça do fêmur fica lateral e ligeiramente voltada para frente, enquanto que a sínfise púbica deverá estar anterior e medialmente, o túber isquiático posterior. Existe uma diferença entre osso do quadril e pelve. Pelve estaremos nos referindo a estrutura completa de ossos do quadril se articulando entre si anteriormente e posteriormente se articulando com as vértebras sacrococcígeas.
Ilíaco
É um osso plano, chato, irregular, par e constituído pela fusão de 3 ossos: Ílio, Ísquio e Púbis. Articula com três ossos: sacro, fêmur e o ilíaco do lado oposto, através da sínfise púbica.