Trabalho alienação e consumo
* A humanização pelo trabalho: O homem faz historia através do trabalho. A natureza é transformada através do esforço coletivo, para colher frutos, domesticar animais, etc; pelo trabalho surgem instituições. O trabalho faz com que a pessoa seja “ser humano”, através do trabalho o homem constrói a sua subjetividade, ele modifica a visão de mundo que o homem tem. O trabalho liberta, concretiza sonhos, traz a possibilidade de superação.
Estamos, portanto diante de um impasse, o trabalho é tortura ou emancipação? É uma grande contradição.
* Ócio e Negocio: Negocio- Antes quando o homem era nômade a terra era de todos, havia uma divisão de tudo que o homem conquistava, mas essa tranquilidade em que viviam acabou no momento em que um homem disse que “aquilo era seu”, assim surgiu a propriedade privada e junto com ela surgiu a desigualdade. Ócio- É quando determinam que uma pessoa “manda” e a outra é sua subordinada, é quando há a divisão dos trabalhos, um acredita ser superior ao outro.
* Uma nova concepção de trabalho: Antes a riqueza era restringida a posse de terras, mas durante a idade moderna as atividades mercantis e manufatureiras desenvolveram-se a tal ponto que a riqueza passou a significar também a posse do dinheiro provocando a expansão das fábricas.
* O trabalho como mercadoria: a alienação: Progresso alcançado pela Revolução Industrial não oculta a questão social. Havia uma grande exploração dos operários, longas jornadas de trabalho, salários baixos, esse estado de coisas