Dinâmica iii
Alunos: | | | |
Formiga, 18 de novembro de 2011
Resumo:
O experimento tem como objetivo determinar a constante elástica de uma mola (constante de Hooke) estaticamente e dinamicamente utilizando instrumentos e montagem simples.
Introdução:
Quando uma tensão (forças resultante na deformação de um sólido) é provocada no interior de um sólido pela aplicação de forças externas, uma variação física é produzida. Estas distorções relativas são chamadas deformações e podem ser de três tipos:
1. Mudança no tamanho do corpo, mantendo a mesma forma.
2. Mudança na forma mantendo o mesmo volume.
3. Mudança de comprimento.
Como todo corpo sob a ação de uma força de tração ou de compressão, se deforma. Se ao cessar a atuação dessa força o corpo recupera sua forma primitiva, se diz que a deformação é elástica. Em geral, existe um limite para o valor da força a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo. Dentro do limite elástico, há uma relação linear entre a força aplicada e a deformação, linearidade esta que expressa uma relação geral conhecida como Lei de Hooke. O sistema clássico utilizado para ilustração dessa lei é o sistema massa-mola que é apresentado neste relatório.
Objetivo:
Estudar o sistema Massa-Mola, suas aplicações e reconhecer a validade da lei de Hooke e a Máquina de Atwoods e suas aplicações.
Materiais:
01 sistema de sustentação formado por tripé triangular; * 02 molas helicoidais; * 01 suporte que comporte até 3 molas helicoidais; * 01 conjunto de 3 massas acopláveis de 50g; * 01 gancho lastro; * 01 escala milimetrada; * 01 dinamômetro de 2 N; * 01 corpo de prova de madeira; * 01 fio flexível de 0,80 m; * 01 fio flexível de 0,13 m; * 01 plano inclinado com escala de 0o a 45o graus; * 01 rampa auxiliar; * 01 conjunto de polias;
Procedimento experimental:
Maquina de Atwood:
a) Usando massas ligeiramente diferentes,