TRabalho agroecologia
A Agroecologia surgiu em 1930 e se popularizou em 1980. Começou ser utilizada no Brasil em 1989. O conceito de agroecologia engloba o cuidar do ambiente e das pessoas que vivem da agricultura, conservar melhor os recursos naturais, ter liberdade para produzir sem depender das empresas multinacionais, cultivar alimento de qualidade sem agrotóxicos e valorizar os conhecimentos populares.
Com o sistema de produção agroecológico os produtores, além de produzir alimentos diversificados, podem gerar emprego e renda no campo. Este novo conceito de produção possibilita que os agricultores melhorem sua qualidade de vida, tenham perspectivas para permanecer no campo, valorizar os conhecimentos e o modo de vida dos camponeses, permitindo resgatar a dignidade da população rural, o valor da profissão de agricultor e conservar a natureza: solo, água, mata e a biodiversidade.
Educação do campo
Desde a década de 60 os movimentos sociais e sindicais começaram a lutar de forma mais incisiva contra a lógica excludente existente no Brasil, que mostra a educação como direito de poucos, em quanto que a maioria do povo brasileiro estava fora do acesso a este direito fundamental. O campo tornou-se importante referência de diferentes lutas e iniciativas da educação popular, nos quais os movimentos sociais e sindicais organizados buscam estimular e recriar uma compreensão de classe organizada ,assim como desenvolver o sentimento de pertencimento desses povos e seus territórios e comunidades articuladas na lutas pelo acesso e posse de terra pela garantia de políticas de moradia,emprego e venda saúde integral pública e gratuita, educação do campo, transporte, lazer, entre outras a essas articuladas. É impossível pensar em mudanças se não alterar a situação educacional de precariedade que ainda existe no campo como:
Alto níveis de analfabetismo e fechamento das escolas nas pequenas comunidades;
Nucleação de escolas sem critérios e sem diálogo com as comunidades;
Ausência de