Trabalho administração de marketing
TEMA:LIXO ELETRONICO
DATA: 14/04/2010 1. Definição de Lixo Eletrônico:
Lixo eletrônico ou resíduo eletrônico se refere a todos os produtos eletrônicos que deixaram de ter utilidade, como computadores, DVDs, CDs, lâmpadas fluorescentes e filmadoras, entre outros.
2. Estudo sobre descarte de Lixo Eletrônico no Mundo e no Brasil:
Só para se ter uma idéia os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Podemos dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do planeta.
Segundo estudo realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) após a constatação de que o crescimento econômico dos países emergentes levou a um maior consumo doméstico, com uma classe média cada vez mais forte e estabilidade econômica para garantir empréstimos para a compra de eletroeletrônicos. Mas, junto com isso, veio à produção sem precedentes de lixo.
A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas por ano. Grande parte certamente ocorre nos países ricos. Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas a ONU alerta agora para a explosão do fenômeno nos emergentes e a falta de capacidade para lidar com esse material, muitas vezes perigoso
Por ano, o Brasil abandona 96,8 mil toneladas de computadores. O volume só é inferior ao da China, com 300 mil toneladas. Mas, per capita, o Brasil é o líder. Por ano, cada brasileiro joga fora o equivalente a 0,5 quilo desse lixo eletrônico. Na China, com uma população bem maior, a taxa per capita é de 0,23 quilo, contra 0,1 quilo na Índia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O Brasil é o mercado emergente que mais produz volume de lixo eletrônico por pessoa a cada ano.
3. O que causa esse aumento acelerado dos resíduos eletrônicos?
Antigamente as novidades não estavam disponíveis em tempo real, elas eram desenvolvidas e distribuídas no mercado