Trabalho de Administração e Marketing
Prof. Marizeth Barros
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda as diferentes fases que caracterizam a história da evolução do marketing que são definidas como eras da produção, vendas, marketing e relacionamento. Descrevemos, de uma forma bem simplificada, as principais características de cada era e a importância que cada uma delas desempenho no desenvolvimento da evolução do marketing.
ERA PRÉ-HISTÓRICA
A partir das relações de escambo, o homem dá início às suas relações comercias, onde os seus produtos eram trocados de uma forma que essa troca pudesse ser justa para os dois lados, visando apenas o consumo para a sua sobrevivência. Com o passar dos tempos, o homem passou a atribuir valor às suas mercadorias iniciando uma relação comercial de oferta e procura, onde produtos em maior abundância eram comercializados com preços menores enquanto que os produtos mais escassos eram comercializados com preços mais elevados.
ERA DA PRODUÇÃO
Durante esta era, o marketing era tratado como um elemento secundário. Era dado um grande ênfase a idéia de que se os bons produtos se venderiam por si próprios. Nessa época, foram desenvolvidas técnicas de produção em massa que deram origem a grandes fábricas.
ERA DAS VENDAS
Nesta era, o marketing ainda desenvolvia um papel secundário em relação a outras áreas. As empresas, impulsionadas pela era da produção, estavam com seus estoques encalhados devido a deficiência desses produtos causada pela política de se desenvolver um produto sem levar em consideração a real necessidade do consumidor, além de diversos problemas econômicos pelo qual o mundo atravessava naquela época. Este estoque em demasia obrigava as empresas a encontrar de qualquer maneira uma forma de vender estes produtos que estavam estagnados nos seus estoques.
A partir daí o homem começou a aprimorar as campanhas publicitárias, investir mais nas áreas de vendas com cursos e literaturas sobre o tema, além de uma