trabalho adm
Para dedicar-se totalmente à pequena fábrica de material esportivo que havia fundado, Ricardo abandona o curso de Economia no primeiro ano. Depois de 25 anos, Ricardo é o proprietário de uma grande empresa. A competição é forte e a empresa passa por dificuldades. Seus dois filhos, que fizeram cursos superiores, acham que estão mais preparados que o pai. Querem assumir a administração da empresa em seu lugar. Ricardo se pergunta quem deve mandar na empresa. Ele, que a criou e fez crescer, ou os filhos, que estudaram e foram preparados para isso.
Questões:
1. Quem deve mandar na empresa?
2. Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
3. Quais as consequências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?
4. Quais as consequências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa?
Respostas:
1. A empresa foi fundada por Ricardo, que ao longo de 25 anos administrou o negocio, então nesta situação o mais certo a se fazer é entrar em um acordo com os filhos e criar uma sociedade, onde os filhos também têm o controle da empresa.
2. A experiência tanto quanto a educação formal são muito importantes, o ideal seria ter os dois juntos, não pode ser comparar o peso de uma com a outra.
3. As conseqüências previsíveis de Ricardo continuar administrando é a da falência, por mais que Ricardo tenha comandado por 25 anos com a experiência ao seu lado, ele não esta tão atualizado com o que esta acontecendo em seu ramo.
4. As conseqüências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa é de estagnação, pois eles têm a educação formal, mas não a experiência, em determinadas situações sem ela, os filhos podem não saber como resolver, diferente de Ricardo que possui experiência.