Trabalho adm
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual que depende das circunstancias. A verdade oufalsidade sobre uma proposição não é vista pela razão, e sim pela experiência e pela evidencia.
Não existe uma forma única para se obter eficácia organizacional. Tudo é relativo e totalmente depende das circunstancias enfrentados.
Teoria da Contingência
Existe uma mudança com relação às outras teorias no enfoque da organização. Com a entrada da teoria da contingência, há o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização. Agora, são características ambientais que vão condicionar as características organizacionais. Com isso, não existe um padrão para ser feita organização, tudo é relativo. Frente a isso é necessário que haja uma analise das características ambientais particulares de cada organização para que haja eficácia no processo organizacional.
Origem da Teoria da Contingência
Ações Administrativas
São contingentes das
Características Situacionais
Para obter
Resultados Organizacionais
Esta teoria é baseada nas premissas:
Não há uma única maneira de organizar e de administrar a organizações;
Uma maneira de organizar ou administrar não é sempre igualmente eficaz;
Diferentes maneiras de organizar ou administrar geram resultado.
A teoria prega que a eficácia da organização esta em diagnosticar da melhor maneira a empresa e assim administrar da forma que melhor se encaixe aquela organização.
Ela focaliza no ambiente externo e comportamento organizacional.
Ambiente
Na década de 70, ocorre um aumento no interesse pela relação entre organização e ambiente.
Variações das características ambientais correspondem com varias nas características organizacionais dentro de uma congruência, que explica a eficácia organizacional.
Ambiente é tudo o que acontece externamente, mas influenciando internamente uma organização. Como a analise tinha abordagem de sistemas abertos