Trabalho academico Sementes Revestidas
1.1 Definição do Problema
Muitos agricultores hoje se chocam com esse grande problema quando vai começar o seu projeto de plantação, desde a compra das sementes e o resultado da colheita. A qualidade das sementes vai influenciar no crescimento da planta, assim como os gastos que vão acarretar pela perda da plantação, sementes imaturas e do dinheiro gasto pela compra e por outros gastos como frete e produtos como fungicidas que não foram capazes de manter a qualidade da semente e causando prejuízos.
2 JUSTIFICATIVA
Este tema foi escolhido para auxiliar o agricultor que se pode se obter mais sucesso em sua colheita lhe rendendo mais resultados e evitando perdas, gerando lucro ao mesmo tempo.
Utilizando da tecnologia de revestimento de sementes, pode se obter mais sucesso tanto na plantação quanto na colheita quanto na hora de plantar. O revestimento de sementes possui várias técnicas, sendo que três delas são as mais utilizadas:
Peliculização: film-coating – Aplicação de polímeros (forma só uma película na semente) ex. Forrageiras;
Incrustação: o revestimento na semente aumenta de 1 a 5 vezes o tamanho das sementes e não altera a seu formato (ex. forrageiras);
Peletização: o revestimento aumenta de 15 a 200 vezes o tamanho das sementes, alterando totalmente o seu formato (ex. tabaco, hortaliças e florestais).
Visamos que utilizando o revestimento de sementes, além de proteger a semente, trará mais resistência a fungicidas, tendo sementes de alta qualidade e pureza e protegendo de outras plantas invasoras e também auxiliando o agricultor a obter lucro sem perdas desnecessárias na plantação e economia na compra de sementes.
Do ponto de vista geral o revestimento de sementes é utilizado mais em forrageiras, protegendo a semente sem altera-la, mas existem casos particulares e uma técnica de revestimento que permite que se possa fazer o revestimento da planta em hortaliças e florestais que é a Peletização, sendo que seu