O POVO BRASILEIRO
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
ACADÊMICO: LUCAS RAMON SILVA MIRANDA
O POVO BRASILEIRO:
A FORMAÇÃO E O SENTIDO DO BRASIL
IMPERATRIZ-MA
2014
RESENHA CRÍTICA
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. São Paulo, Companhia das letras, 1999. 476 p.
Credenciais do autor
Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro de grande importância. Nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, no dia 26 de outubro de 1922, conhecido por seu foco em relação aos índios e a educação no país. Formou-se em Antropologia em São Paulo (1946) e dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia. Neste período fundou o Museu do Índio e criou o Parque Indígena do Xingu.
Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena. Nos anos seguintes (1955) dedicou-se à educação primária e superior. Criou a Universidade de Brasília e foi Ministro da Educação. Mais tarde foi Ministro-Chefe da Casa Civil e coordenava a implantação das reformas estruturais, quando sucedeu o golpe militar de 64, que o lançou no exílio. Suas principais obras foram: Religião e mitologia Kadiwéu, América Latina, a Pátria Grande; Nossa Escola é uma Calamidade, Sobre o Óbvio, Aos Trancos e Barrancos, As Américas e a civilização; Povo Brasileiro.
O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil
O Povo Brasileiro lançada em 1995, aborda a história da formação do povo brasileiro. O livro trata das matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica e cultural do povo brasileiro. O autor estabelece 5 "brasis" distintos: O Brasil sertanejo; O Brasil crioulo; O Brasil caboclo; O Brasil caipira; O Brasil sulino.
Trate-se da obra final do autor publicada antes de sua morte. É revestida de opiniões e impressões formadas pela