Cultura de Milho
Cultura de Milho
Acadêmico: Hiago Felipe L. de Farias
Profª: André Luiz
Introdução a Exploração de Culturas
Anápolis novembro de 2012
Introdução
O milho representa um dos principais cereais cultivados em todo o mundo, fornecendo produtos largamente utilizados para a alimentação humana, animal e matérias-primas para a indústria, principalmente em função da qualidade e da natureza das reservas acumuladas nos grãos. Cultura das mais tradicionais ocupa posições significativas quanto ao valor da produção agropecuária, área cultivada e volume produzido, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No entanto, apesar de sua grande importância, da evolução gradativa das quantidades produzidas e rendimentos obtidos, a produção de grãos por unidade de área ainda não traduz o potencial genético dos materiais recomendados pela pesquisa.
A produção de milho em Goiás destaca-se em 6ª posição em relação à nacional, sendo a 2ª maior área plantada no Estado, perdendo apenas para a soja. No ano de 2003 houve acréscimo de 6,4% em relação a 1999, com produção de 3,4 milhões de toneladas e sua área colhida decresceu em 10,7% no mesmo período. O milho é a segunda cultura em valor bruto da produção em Goiás. Considerando as duas safras, foram cultivados 716 mil hectares, em 2004, com produção avaliada em 3,63 milhões de toneladas. Na produção de grãos e oleaginosas o milho corresponde a 32 %.
Objetivo
Este trabalho discute os principais aspectos técnicos da produção de milho, considerado os resultados mais recentes de pesquisa e oferecendo alternativas para situações particulares, como, por exemplo, em sistema de produtores, técnicos de assistência técnica extensão rural e de planejamento informações necessárias à sua tomada de decisão, para situações específicas de cada sistema de produção, visando ao aumento de sua produtividade e rentabilidade.
Botânica do Milho
Classificação