Trabalho ABRAMAN
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS DE TRANSPORTE DE MINÉRIO
Osmar Renato Rangel Lima (1)
Ricardo Garcia Goulart (2)
RESUMO
O trabalho apresentado a seguir deve-se a prática da aplicação sistemática da ferramenta de análise de falhas pela Votorantim Metais (Serra da Fortaleza - MG). Os critérios utilizados para a utilização dessa ferramenta foram adotados através de históricos de paradas de planta (paradas acima de 2 horas abre-se um relatório de falhas RAF), equipamentos abrangidos pela manutenção autônoma e custos de manutenção, estes sendo esses os principais critérios.
No transporte de minério por correias o principal elemento deste processo são os roletes, eles se dividem em roletes de carga e roletes de retorno; falando do minério que produzimos em Serra da Fortaleza este tem uma particularidade, que é a presença de enxofre, este em contato com o meio (principalmente água) produz um ambiente bem agressivo para os equipamentos deste processo que no caso em questão são roletes. O estudo da análise de falha gerada, decorrente do custo da troca freqüente desses roletes levou a equipe de engenharia de manutenção a desenvolver um novo modelo de roletes que atendesse ao processo.
A implantação desse novo modelo de roletes no processo específico de Serra da fortaleza irá trazer uma redução de custo significativo para a planta além da diminuição das atividades de manutenção relacionadas à troca freqüentes desses roletes.
(1) Manserv Montagem e Manutenção Ltda - Engenheiro de Manutenção
(2) Votorantim Metais - Engenheiro de confiabilidade
1 – Análise de Falha (RAF-2009-021) – Identificação do problema
A transportadora de descarga 210TR05 é responsável pelo transporte de minério da britagem primária onde esta situada para uma pilha pulmão, esse equipamento consiste de 177 roletes de carga e 59 roletes de retorno com uma correia de 42 polegadas de largura. No ano de