Engenharia
INTRODUÇÃO
A Gerência de Engenharia de Manutenção tem como objetivo coordenar a definição e aplicação de políticas, estratégias e melhores práticas de manutenção que facilitem a otimização dos resultados dos ativos das unidades industriais.
JUSTIFICATIVA:
O presente paper justifica-se pelo fato de consolidar e analisar informações referentes à manutenção e propor ações de otimização de recursos e resultados (Indicadores de desempenho. Representar a função manutenção perante órgãos corporativos.
Analisar e propor balanceamento entre demandas e recursos das diversas áreas de manutenção. Promover a padronização e utilização das melhores práticas da manutenção nas várias unidades.
Dar suporte técnico especializado às manutenções. Promover benchmarking entre as manutenções. Aplicar técnicas modernas, estar nivelado com a manutenção de Primeiro Mundo. Mapear necessidade e promover a capacitação da força de trabalho da manutenção.
DESENVOLVIMENTO
1) O Papel da Engenharia na Manutenção
O estudo apresenta a conceituação da Engenharia de Manutenção e seu desenvolvimento. No processo de redefinição do papel da Engenharia de Manutenção este conceito se tornou o fundamento sobre o qual se assentaram todas as novas diretrizes e propostas de ação. Pode-se dizer que a Engenharia de Manutenção é a arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos juntamente com habilitações específicas na criação de dispositivos e processos para atender a objetivos bem definidos. Esta palavra tem o mesmo radical de 'Engenhar', a qual corresponde a Idear Inventar ou engendrar. Assim, assumindo a si a responsabilidade de promover o desenvolvimento da Manutenção, o aperfeiçoamento dos equipamentos e de prestar apoio técnico às unidades de manutenção, através do exercício sistemático das funções de "Controle", "Engenharia" e "Difusão Tecno1ógica", a Engenharia de Manutenção definiu seu papel básico e seus