trabalho abelhas
Campus Universitário de Rondonópolis
Curso de Zootecnia
Disciplina: Ecologia
Turma: 2º semestre
Professora: Maria A. Peres de Oliveira
Aluno: Jessica Soares e Keylla Cristina
Data: 29/10/2014
ATIVIDADE RELACIONADA A PERDA DA BIODIVERSIDADE – abelhas
Atividade 1 – Biodiversidade de abelhas.
Descrever sobre:
a) Uma breve introdução sobre abelhas;
As abelhas são descendentes das vespas que deixaram de se alimentar de pequenos insetos e aranhas para consumirem o pólen das flores quando essas surgiram, há cerca de 135 milhões de anos. Durante esse processo evolutivo, surgiram várias espécies de abelhas. Hoje se conhecem mais de 20 mil espécies, mas acredita-se que existam umas 40 mil espécies ainda não-descobertas. Somente 2% das espécies de abelhas são sociais e produzem mel. Entre as espécies produtoras de mel, as do gênero Apis são as mais conhecidas e difundidas.
b) Classificação
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Apidae
c) Modo de vida
As abelhas podem estabelecer sociedades que são grupos de organismos de uma mesma espécie que cooperam entre si, dividem os trabalhos e se comunicam. A diferença entre sociedade e colônia, é que em uma colônia os indivíduos não estão fisicamente unidos.
Nas colméias das abelhas Apis millifera podemos encontrar uma clara divisão de tarefas. Há três sociais: A rainha, o zangão e as operárias.
A rainha é uma fêmea diplóide (2n) que recebeu alimentação diferenciada das outras larvas e por isso é fértil. Sua função é a reprodução, originando novos indivíduos para a colméia.
As operárias são fêmeas diplóides, inférteis (outras larvas) e tem várias funções.
Os zangões permanecem até fecundar a fêmea ( a Rainha), e logo após a copula ele morre.
d) Posição da apicultura no Brasil
Ocupando a sétima posição no Brasil e a segunda no Nordeste, a apicultura é uma das atividades do setor agropecuário que mais cresce na