abelhas
Abelhas
Disciplina:
Docente:
Bragança Paulista
2012
· INTRODUÇÃO
· HISTORIA E ORIGEM
As abelhas existem há mais de 20 milhões de anos. Antes, portanto, do surgimento do homem. E a apicultura, a técnica de explorar racionalmente os produtos das abelhas, remonta ao ano 2400 A.C., pelo menos conforme vários historiadores, no antigo Egito. De toda a forma, o mel já era conhecido e apresentado pelos sumérios 5000 anos antes de Cristo. E os egípcios e gregos desenvolveram as rudimentares técnicas de manejo que só foram aperfeiçoadas no final do século XVII por apicultores como Lorenzo Langstroth, que desenvolveu as bases da apicultura moderna.
Hoje as abelhas deixaram de ser vistas como insetos perigosos e agressivos. O homem através de estudos passou a compreender o seu mundo e aprendeu a conviver com elas respeitando as suas características e particularidades.
Esses estudos demonstraram que criar abelhas de uma maneira racional requer muitos cuidados com instalações, alimentação, utensílios e principalmente muito carinho no manejo, não importando se você irá ter 5 ou 100 colméias.
Uma abelha rainha vive até os 5 anos porque é alimentada com geléia real enquanto uma operária vive apenas 42 dias, pois não recebe o mesmo tratamento.
· CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Comprimento: 2 cm (inseto adulto)
Cor: listrada em preto e amarelo
Habitat: fazem as colméias no topo de árvores, cavernas, parte interna de telhados, etc.
· ABELHAS
As abelhas são insetos que vivem em sociedade. Podem estabelecer colônias em árvores ocas, beirais de casas ou varandas, janelas entre outros locais.
Existem colmeias no mundo inteiro e há várias raças que diferem em produtividade e temperamento. No Brasil podemos citar algumas, como, a jatai, européia, mamangaba, entre outras.
Uma colônia de abelhas passa o inverno com apenas