Abelhas
E suas colmeias
Abelha Jataí
Como é o ambiente onde vive o
animal Mesmo que os passos sejam os mesmos, o ambiente em que a abelha em desenvolvimento cresce pode variar consideravelmente.
As abelhas vivem em colmeias, que podem ser artificiais ou naturais. Em seu interior, as obreiras usam cera para construir os favos (formados por células em forma de prisma hexagonal), onde armazenam mel e pólen para alimentar tantos as larvas como os insetos adultos. Normalmente, todos os anos, cada colônia libera um ou mais enxames, sempre contendo uma rainha que se instala noutro lugar, com abundancia de flores, onde funda uma nova colônia. É assim que a espécie se propaga.
Na natureza costuma fazer suas colônias em ocos de arvores e brechas de paredões de pedra. Nas cidades, podem construí-las em caixas especiais mantidas por apicultores (pessoas que criam abelhas com o intuito de produzir mel). As colônias são construídas com uma cera produzida por uma glândula presente na região de baixo das abelhas operarias (fêmeas que, ao contrario das abelhas rainhas, não se reproduzem). Uma nova colônia nasce quando uma abelha rainha reúne um grupo de operarias, que carregam um pouco de cera, pólen e néctar da colônia-mãe e vão à busca de um novo lugar na natureza para dar inicio à
Quais materiais que usam na construção Colmeia é o nome dado a uma colônia de abelhas ou ao abrigo construído para ou pelas abelhas. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. São as operárias que produzem a cera, usada na construção da colmeia.
São as abelhas operárias que constroem a colmeia a partir do desenvolvimento de suas glândulas cerígenas, o que acontece por volta do seu 9º dia de vida. Com a cera produzida por estas glândulas cerígenas, as abelhas engenheiras constroem os favos e paredes da colmeia.
O local ideal é uma fresta ou um buraco em uma árvore ou uma parede. "Com o material trazido do antigo ninho, elas constroem o primeiro favo". As