apicultura
Criando e conhecendo as abelhas - Apicultura para iniciante
Com as abelhas o homem poderá tirar exemplos para construir um mundo melhor. Com seu modelo de socialização, onde cada indivíduo possui uma função bem definida, executada sempre em benefício do bem-estar da coletividade, nos dá um belo exemplo de convivência.
As abelhas também nos fornecem um dos mais puros e ricos alimentos naturais, o mel, e contribuem decididamente no processo da polinização. Hoje, com o desenvolvimento da apicultura, as abelhas deixaram de ser vistas como insetos perigosos e agressivos.
O homem através de estudos passou a compreender o seu mundo e aprendeu a conviver com elas respeitando as suas características e particularidades.
Esses estudos demonstram que criar abelhas de uma maneira racional requer muitos cuidados e, a nossa intenção é fornecer informações suficientes para que você possa iniciar uma criação ou apenas conhecer esse mundo fantástico. Tudo isso numa linguagem direta e acessível, com muitas imagens e ilustrações.
As abelhas e a História
A classificação zoológica das abelhas, segundo os biólogos, é a seguinte:
REINO- Animal
FILO- Arthropoda
CLASSE- Insecta
ORDEM- Himenóptera
SUBORDEM- Apocrita
SUPERFAMÍLIA- Apo Idea NOME CIENTÍFICO: Apis mellifera
NOME COMUM: Abelha
NOME EM INGLÊS: Bee
Abelha é um inseto que pertence à ordem dos himenópteros e à família dos apídeos. São conhecidas cerca de vinte mil espécies diferentes e, são as abelhas do gênero Apis mellifera que mais se prestam para a polinização, ajudando a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen.
As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de 40 mil anos. A abelha do mel acha-se espalhada pela Europa, Ásia e África. A apicultura, a técnica de explorar racionalmente os produtos das abelhas existe desde o ano de 2400 a.C.. E os egípcios e gregos desenvolveram