A nossa Atmosfera:problemas e soluções
A nossa atmosfera: problemas e soluções.
A estrutura vertical da atmosfera: sua composição
Colégio Mundo Novo
Contra Capa
Nome: Zemy Lima Fortes
Nº: 08
Turma: BN
Classe: 10ª
Sala: 10
Turno: Noite
Curso: Económicas e Jurídicas
Professor: Domingos Victor
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Introdução
A atmosfera do planeta é uma excepção na medida em que é dos raros recursos naturais que é compartilhado pelo mundo inteiro. Pelo que os efeitos negativos sobre esta são globalmente sentidos.
O ar, tal como a água e o solo, é um recurso indispensável à vida na Terra. Através de ciclos naturais, os seus constituintes são consumidos e reciclados. A atmosfera tem assim uma certa capacidade depuradora que, em condições naturais, garante a eliminação dos materiais nela descarregados pelos seres vivos. O desequilíbrio deste sistema natural "auto regulado" conduz à acumulação na atmosfera de substâncias nocivas à vida, fazendo nascer a necessidade de uma acção de prevenção ou de saneamento artificial que, conforme os casos, seja capaz de assegurar a manutenção da qualidade do ar.
Tem-se assim, por um lado, um sistema natural estável e auto-depurado e por outro um sistema artificial, porque contem elementos introduzidos em resultado da acção do Homem, o qual é necessário vigiar e gerir, isto é conservar.
Desenvolvimento
Poluição hídrica (poluição da água)
Geralmente, este tipo de poluição é gerado em zonas industriais. Com o avanço da tecnologia e da indústria, aumenta o número de fábricas, e muitas delas, trabalham com materiais, que depois de utilizados são jogados indevidamente fora. O que há de errado é o facto de rios e lagos servirem como local de depósito esses mesmos químicos. A principal fonte de poluição hídrica é o homem, quer seja através de fábricas ,quer seja através de simples gestos de lançar resíduos na água.
O lançamento de esgoto doméstico também é