TRABALHO 3
Segundo a antropologia, a cultura significa tudo o que homem produz ao construir sua existência: as práticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais. A cultura não é só encontrada nos museus, nos livros etc., mas é, sobretudo, a expressão de como uma determinada sociedade e seus grupos dão significados à experiência humana, que é múltipla, percorrendo das artes à política.
Ou seja, cultura é matéria viva, pois o próprio homem cotidianamente é ao mesmo tempo artífice e o produto de sua cultura. A linguagem talvez seja a principal ferramenta de desenvolvimento já inventada pelo homem, através dela é possível à comunicação. Nada se cria sem experiência, sem pensar, sem considerar, o homem culto evolui muito mais que o homem ignorante, que talvez nem evolua, a bagagem cultural de um homem, juntamente com sua capacidade de absorver novas formas culturais são o grande trunfo para o desenvolvimento do “si próprio”.
Certamente o homem evolui muito desde os primórdios, conseguindo a incrível façanha de impor-se ao processo de seleção natural e muito mais que isso, moldou o mundo para sua sobrevivência e conforto. Foi através da experiência e da forma de vida movida a vencer predadores e desconfortos que o homem conseguiu vencer todas as barreiras até hoje. Neste período o homem não foi preconceituoso e não pensou estar sempre certo, utilizou cada fragmento de informação sem qualquer preconceito.
No mundo contemporâneo é comum vermos comentários etnocêntricos, que em nada agregam a sociedade, pelo contrário, estimulam a paralisação do desenvolvimento cultural.
Nada foi mais criativo e oportuno para a difusão do conhecimento como o Intercâmbio de alunos de diversas instituições de ensino do mundo, esta é uma prática de desenvolvimento cultural muito eficaz, onde é possível ao indivíduo viver uma nova cultura, novos valores e a partir disso criar novos conceitos de utilidade comum as pessoas de sua sociedade. Enfim esta é apenas uma das