Trabalho 3
Curso de Bacharelado em Psicologia
Psicologia da Personalidade
Trabalho a ser entregue no curso de graduação em Bacharelado em Psicologia no Centro Universitário Maurício de Nassau na disciplina de Psicologia da Personalidade a docente Patrícia Amazonas.
Recife – 2014
Curso de Graduação em Psicologia
Psicologia da Personalidade
Equipe:
Edjane de Souza – 01143289
Karla Valéria Vasconcelos - 01135943
Lucicleide Pereira da Silva - 01094800
Rosiene Vilarim Gomes – 01134656
Recife – 2014
Cite e explique as instâncias psíquicas que estruturam a personalidade na Perspectiva Freudiana.
Após a criação dos níveis da personalidade, consciente, pré-consciente e inconsciente, Freud revisou os conceitos e introduziu as três estruturas básicas na anatomia da Personalidade: Id, Ego e Superego.
Id
Corresponde ao conceito inicial de inconsciente, é o reservatório dos instintos e da libido, além de ser uma estrutura poderosa da personalidade, porque fornece toda a energia para as outras duas estruturas. Como é o reservatório dos instintos, o id está diretamente relacionado à satisfação das necessidades corporais, produz-se tensão quando o corpo fica em estado de necessidade e a pessoa age para diminuí-la, satisfazendo a necessidade, o id age de acordo com o princípio do prazer. Por meio da sua preocupação com a redução da tensão, o id atua para aumentar o prazer e não tolera atrasos ou adiamentos da satisfação por nenhum motivo. Ele só conhece a gratificação instantânea, nos conduz ao que queremos quando queremos sem levar em consideração o que os outros querem. É uma estrutura egoísta que busca o prazer, é amoral insistente e impulsiva. O id não tem consciência da realidade.
Ego
O ego é o aspecto racional da personalidade, responsável pela orientação e controle dos instintos de acordo com o princípio da realidade. O ego não impede a satisfação do id, ele tenta adiar ou redirecioná-la em