Trabalho 3
A estrutura do PPRA , são métodos semelhantes ao PDCA que funcionam como um ciclo em busca de dados que possa prever, executar, checar e manter a prevenção de riscos no ambiente de trabalho assim como PDCA que é um ciclo de melhoria contínua onde se utiliza ferramentas na prevenção e melhorias de problemas em uma organização.
Enfatizando: O PDCA é um ciclo e, portanto, deve “rodar” continuamente. Para que “rode” de maneira eficaz, todas as fases devem acontecer “rode” de maneira eficaz, todas as fases devem acontecer, sob pena do processo como um todo sofrer prejuízos. Quando implementado corretamente, um verdadeiro processo de melhoria contínua se instala nos estabelecimentos.
9.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Comparando a estrutura do PPRA com o PDCA:
9.2.1. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura: PPRA: planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma, para antecipação e reconhecimento dos riscos;
PDCA
P, de Plan– Planejar – estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com os requisitos e políticas pré-determinados.
PPRA
estratégia e metodologia de ação;
PDCA D, deDo – Fazer, executar – implementar as ações necessárias.
PPRA
forma do registro,