Atividade De Desenvolvimento Em Sala C
Comprometimento organizacional
O comprometimento é uma das competências mais valorizadas nas organizações. A pessoa comprometida com a empresa é leal, conhece sua cultura organizacional e fica feliz em trabalhar para o seu sucesso, ela se responsabiliza e cumpre as tarefas que lhe são imputadas.
Você assume se comprometer com uma empresa a partir do momento que se torna contratado dela, assim como um casamento, porém o fato de fazer uma aliança ou se tornar membro de uma equipe não significa que seja comprometido com ela. Uma pessoa comprometida é aquela que não encontra justificativas para uma tarefa que não conseguiu cumprir, ela procura fazer, e fazer bem feito.
O mínimo de comprometimento que uma empresa espera do colaborador é que chegue no horário, mas hoje em dia, chegar 05 ou 10 minutos atrasados para a maioria é chegar no horário, porém, por mais que você justifique as razões, como sendo transito ou atraso de ônibus ou outras muitas, sendo verdadeiras ou não, isso com certeza não convencerá os seus superiores, você deve se esforçar mais. As justificativas não nos fazem melhorar, elas nos mantém simplesmente no mesmo lugar.
Outro fator importante é que se você acha que está se doando demais pelo salário que ganha, não pense assim, pense que você é uma pessoa comprometida, com quem a empresa sabe que pode contar, pois chega a hora que será reconhecida pelo seu esforço, honre primeiro para que possa ser honrado depois. Nossa marca deve ser essa, reconheça a importância do seu papel e nunca esqueça que o maior responsável pelo seu sucesso profissional é você mesmo.
Existem três níveis de comprometimento entre colaborador e organização, são eles:
Comprometimento afetivo: o trabalhador assume o compromisso com a organização e os objetivos, porque tem uma relação emocional com a empresa e deseja permanecer nela, é associado à lealdade, sentimento de orgulho em fazer parte dessa