Trabalho 2015 Semestre
produção textual individual
Gestão da qualidade em serviços de saúde
Araçuaí
2015
francielle alves dos santos
produção textual individual
Gestão da qualidade em serviços de saúde
Trabalho apresentado ao Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Gestão da qualidade e Acreditação Hospitalar; Marketing de Serviços e Relacionamento; Auditoria em Saúde.].
Prof. Fabiane G. Borsato; Patrícia Santana; Silvia Paulino.
Araçuaí
2015
Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 14
Referências 15
Introdução
As estatísticas de saúde são construídas a partir de dados relativos a eventos vitais (nascimentos, óbitos e perdas fetais), estrutura da população, morbidade (doenças) e serviços e atividades sanitárias. A avaliação da situação de saúde de uma comunidade pode ser complementada por coeficientes e índices provenientes de medidas de avaliação hospitalar, também conhecidas como medidas hospitalares ou indicadores hospitalares (Laurenti et al., 1987).
O propósito dos sistemas de atenção à saúde é proporcionar o mais alto nível de qualidade ao menor custo, de maneira mais equitativa, ao maior número de pessoas. (Adaptado de Donabedian, 1986).
A certificação da avaliação hospitalar pelo processo de Acreditação aponta uma direção positiva na melhoria da assistência aos pacientes, bem como estabelece níveis crescentes de Qualidade.Os profissionais da área de enfermagem têm contribuído para o desenvolvimento da qualidade assistencial e institucional participando dos processos avaliativos em situações distintas, isto é, em determinadas condições o profissional e seu trabalho são avaliados e em outros momentos, o enfermeiro é um dos agentes avaliadores como nos casos da acreditação e da avaliação dos riscos