Trabalho 2015 4o Semestre
Leitura de um livro infantil a compreensão de seu conteúdo e a intencionalidade do autor à necessidade de aprendizagem da criança de 3 a 5 anos.
A importância da literatura infantil e da contação de histórias para o desenvolvimento da criança, prática que desperta a imaginação, desenvolvendo a leitura, a escrita e a oralidade, pode proporcionar formas de educar que permitam aos alunos o ingresso no mundo da leitura.
O aluno ao ouvir uma história, viaja no mundo da fantasia, pode trazer para sua realidade o que nele é declarado, buscando a resolução para seus problemas, o gosto pela leitura incentiva na formação da personalidade da criança.
1 DESENVOLVIMENTo
A história da Dona Baratinha recontada por Ana Maria Machado busca priorizar a adaptação do sistema da escrita e a construção do significado do numero natural a partir de seus diferentes usos no enredo social, construindo e resolvendo situações difíceis que envolvam contagens numéricas. É uma reflexão do mundo real, ou seja, um enredo que abrange uma história de um casamento no mundo real contada de forma lúdica.
Esse conto é muito interessante, pois revela trações de época de como era escolhido à esposa para se casar, levando as crianças a uma viagem ao mundo inimaginável. Dentro desse enredo pode se destacar a variedade de candidatos para se casar com a Dona Baratinha, podem-se compreender quais ganhos e as perdas que esses animais podem causar ao meio ambiente em que vivemos.
Essa narrativa valoriza nosso folclore e nossa cultura, porque nela se faz uma receita brasileira, a feijoada. Toda essa situação fantasiosa estimula a imaginação da criança, pois os animais assumem o papel social do homem, a personificação é reforçada por ilustrações que são de fácil visualização, tendo vários bichos coloridos e vestidos como nós.
Os diálogos de Dona Baratinha e os animais apresentam a reprodução do som que os bichos fazem, o boi