Trabalho 2
A religião é anterior à filosofia, a qual criou a reflexão sobre a maneira do ser humano e a sua essência. A religião, a ciência e a filosofia têm um objetivo comum que é o da busca da verdade. Destas apenas a religião não exprime a verdade sob a forma de conceitos, mas sim sob a forma da representação e do sentimento de fé.
A filosofia moderna ocidental possui uma profunda influência do cristianismo, em particular pelo catolicismo. Desde a Grécia Antiga até o Renascimento, a filosofia vivia sob profunda influência da religião, quando o Renascimento e o Humanismo mudaram definitivamente a concepção arraigada no mundo feudal; Foi criado um novo método de investigação e conhecimento baseado na razão e·· na experimentação científica.
Ludwig Feuerbach (1804·1872) O ateísmo moderno nasceu com a radicalização do iluminismo francês. Esse ateísmo penetrou em todas as camadas sociais e, sob o pretexto da busca da verdade científica, passou a ameaçar a fé e o cristianismo. Ludwig Feuerbach (1804·1872), o pai do ateísmo moderno, elaborou um materialismo para o qual só existe o homem e a natureza e "nada mais",
Feuerbach foi o principal representante da esquerda hegeliana. Reagiu contra Hegel e o racionalismo em geral e proclamou o empirismo antropológico. Elaborou uma antropologia humanista. Criou uma nova filosofia com o ser real. A realidade fundamental é a natureza, não a consciência ou o pensamento, que são derivados ou secundários. O ser é o sujeito e o pensamento, o predicado.
Feuerbach afirmava que o ateísmo