trabalho 2
DISCPLINA: ESTRUTURA DE PROCESSOS ORGANZACIONAIS
CURSO: ADMIINSITRAÇÃO DE EMPRESAS
CAMPUS: ANIL – VESPERTINO/2014–2 – 3º PERÍODO
MANUALIZAÇAO
São Luís/MA novembro 2014
EQUIPE
Ana Cléa F. Mendes, CPD 24240
Eduardo Silva CPD 24233
Elson Thales Alves, CPD 24266
Joyce Alencar, CPD 24254
Maria Priscila Borges, CPD 24270
Moacyr Ferreira Júnior, CPD 27079
Wlaylson Ribeiro, CPD 24295
São Luís/MA novembro 2014
RESUMO
Manuais são documentos elaborados dentro de uma empresa com a finalidade de uniformizar os procedimentos que devem ser observados nas diversas áreas de atividade, sendo, portanto, um ótimo instrumento de racionalização de métodos, de aperfeiçoamento de sistema de comunicações, favorecendo a integração dos diversos subsistemas organizacionais, quando elaborados cuidadosamente com base na realidade da cultura organizacional.
Os manuais são instrumentos de gerência, de relativa duração, reunidos dentro de uma capa característica, de fácil identificação, classificados, providos de índices organizados a fim de tornar máximo seu valor como obra de referência. A relativa duração dos documentos inseridos nos manuais não os torna eternos devendo, portanto, ser encarados como um instrumento executivo-normativo, cuja utilidade para a organização está na razão direta de sua flexibilidade e rapidez em se adaptar às mudanças processadas em quaisquer das matérias que os integram.
Normalmente um manual é constituído de diversos tomos, segundo os subsistemas integrantes da empresa. Estes tomos compõem-se de normas, instruções, rotinas e outros instrumentos complementares como quadros, tabelas, fluxogramas, catálogos, listas etc.
O presente trabalho aborda os temas envolvidos na Administração de Serviços de Alimentação, com base no relatório e manuais da empresa “H.&J.” Eventos e Buffet - Me.