Trabalho 1
Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - INESP
Curso de Educação Física - Bacharelado
Seminário Basquete - 12/05/2015
Profª.: Amanda Mayara do Nascimento Cardoso
A Preparação Psicológica como Componente do Treinamento Esportivo no Basquetebol
Esporte e Psicologia começaram a ter uma relação mais estreita no final do século XIX. No Brasil, foi a partir da década de 1990 que esta área tornou-se mais conhecida. A preparação psicológica é bastante utilizada no treinamento, visando sempre o bom desempenho dos atletas e das equipes (RUBIO, 2000).
A Psicologia do Esporte aborda e investiga duas áreas de estudo: o esporte e o exercício, sendo que este último engloba tudo o que diz respeito à atividade física e que não seja esportiva), ou seja, procura estudar os efeitos psicofisiológicos sobre as atividades físicas e esportivas. Dessa forma, a psicologia do desporto se torna importante, pois ela tem como função ajudar o atleta a controlar seu comportamento, não deixando este influir positiva ou negativamente no funcionamento físico, técnico e tático, assim não interferindo de forma decisiva no rendimento desportivo. De acordo com Ramirez (1999) a psicologia nos dá ferramentas (avaliações e estudos sobre os comportamentos) para que possamos compreender e modificar os atletas a fim de otimizá-los.Três questões são objeto de estudo dessa área:
De que maneira a atividade esportiva e a competição afetam o comportamento dos indivíduos e interferem no seu desempenho?
Quais fatores psicológicos relacionados a essas atividades e que podem interferir no desempenho de atletas, técnicos e dirigentes?
Quais os fatores extracompetitivos que podem afetar o desempenho dos atletas?
Basquetebol e Psicologia
Desde sua criação, diversas mudanças aconteceram no basquetebol, entre elas a evolução dos métodos de treinamento esportivo, mudanças nos aspectos técnicos, táticos e físicos. No entanto um novo compontente tem sido objeto de