MATERIAL RECURSOS HUMANOS
Como, porém, essas atividades estão intimamente relacionadas entre si, influenciando-se reciprocamente, fica difícil estabelecer um sistema de classificação que seja suficientemente exaustivo e não excludente, ou seja, capaz de abranger todas as atividades.
Diversos autores, no entanto, desenvolveram classificações para as atividades de Recursos Humanos, que, de certa forma, podem ser considerados os mesmos da Gestão de Pessoas.
Classificação das atividades de recursos humanos e de gestão de pessoas segundo diferentes autores.
Aquino (1979)* Procura * Desenvolvimento * Manutenção * Pesquisa
Gómez-Mejia et al.(1998) * Suprimento * Desenvolvimento * Compensação * Controle
Chiavenato (1999) * Agregação * Aplicação * Recompensa * Desenvolvimento * Monitoração
Mikovich e Boudreau(2000) * Recrutamento * Desenvolvimento * Remuneração * Relação com empregados
Embora as classificações sejam distintas, fica claro que as diferenças referem-se principalmente à nomenclatura ou à demarcação dos limites das categorias. Tomando-se qualquer desses esquemas,podem-se organizar as múltiplas atividades relacionadas à Gestão de Pessoas. Naturalmente, algumas atividades poderão ser mais difíceis de classificar, gerando, consequentemente, alguma controvérsia.
Os sistemas apresentados são bastante amplos, de forma que qualquer deles envolve grande número de atividades.
Assim, o sistema de suprimento ou de agregação refere-se a todas as atividades realizadas com a finalidade de incluir novas pessoas na empresa, abrangendo, entre outras, as atividades de recrutamento e seleção.
O sistema de aplicação envolve as atividades relacionadas ao desenho das atividades que as pessoas irão realizar na empresa, bem como para orientar e acompanhar seu desempenho.
O sistema de capacitação ou de