Trabalho 1
7º Período de Administração – Faculdade Pitágoras 1 – Você é um consultor de empresas especialista em operações de produção e foi contratado por uma empresa para melhorar os processos produtivos. Em seu diagnóstico, verificou que a previsão de demanda é muito deficiente. Você convoca uma reunião com todos os diretores da empresa e o diretor comercial insiste em seu ceticismo quanto á previsão, chegando a argumentar que não possui bola de cristal. Que argumentos você usaria para defender seu ponto de vista a favor na necessidade de uma previsão mais adequada para a empresa?
A previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. Permite que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações. Previsões são estimativas de vendas para os próximos meses, tendo como referencial o potencial de demanda do mercado. As previsões são usadas em dois momentos distintos, para planejar o sistema produtivo e para planejar o uso deste sistema produtivo. Existem técnicas qualitativas e quantitativas. Cada uma tendo o seu campo de ação e sua aplicabilidade. Com a definição da técnica de previsão e a aplicação dos dados passados para obtenção dos parâmetros necessários, podemos obter as projeções futuras da demanda. Quanto maior for o horizonte pretendido, menor a confiabilidade na demanda prevista. Na medida em que as previsões forem sendo alcançadas pela demanda real, deve-se monitorar a extensão do erro entre a demanda real e a prevista, para verificar se a técnica e os parâmetros empregados ainda são válidos. Em situações normais, um ajuste nos parâmetros do modelo, para que reflita as tendências mais recentes, é suficiente.
2 - Se você fosse o presidente de uma empresa comercial, a quem você atribuiria a responsabilidade da previsão de demanda? Justifique o por que de sua escolha.
As pessoas chaves, ou seja, especialistas nos produtos ou