Tratamentos T Rmicos Feitos Em Ligas De Cobre
Vitória
2014
Introdução
Os tratamentos térmicos são operações de aquecimento de um metal a uma determinada temperatura e esfriamento após em certo tempo,em condições controladas.Tendo como finalidade a modificação de propriedades dos metais em função da sua aplicação.
Os tratamentos térmicos realizados em materiais não-ferrosos são um pouco diferentes dos que são realizados nos aços. Elevadas taxas de resfriamento não levam à formação de uma fase dura e frágil, como a martensita como no caso dos aços, mas sim a um “congelamento” da microestrutura de elevada temperatura. A explicação para isso está relacionada com a presença do carbono nos aços, que é um elemento de liga intersticial e não substitucional.
O cobre é um elemento químico metálico,não ferroso, de cor vermelho-amarelado, de símbolo Cu (do latim cuprum), tem densidade 8,9 e funde-se a 1.084º C.
Os tratamentos térmicos realizados no sobre o cobre e suas ligas são:homogeinização,recozimento,alívio de tensões internas,solubilização e precipitação, envelhecimento artificial,têmpera e revenido.
Características Gerais do Cobre
O cobre possui estrutura cristalina cúbica de fase centrado. Pode ser utilizado tanto na forma pura como combinado com outros metais formando ligas,sendo entre os não ferrosos um dos mais importantes,devido a quantidade de ligas que produz. Suas principais propriedades são: baixa dureza, alta ductilidade, alta condutibilidade térmica, alta condutibilidade elétrica, fácil soldabilidade, boa resistência à corrosão, etc.
Este metal possui inúmeras impurezas decorrentes do processo de desoxidação do minério que o constitui. Estas impurezas (Fe, Al, P, Ni, Sn, e outras) alteram as propriedades do cobre, diminuindo suas condutividades térmicas e elétricas e aumentando sua dureza e resistência mecânica.
O cobre, quando combinado com outros metais forma inúmeras ligas,como cobre-aluminio, cobre-zinco-aluminio sendo que as