trabalho 1
Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 453, de 21.11.88 - DOU de 22.11.83.
Curso: Engenharias Ano: 2015/1
Disciplina: Gestão Ambiental
Profº: Biólogo Jackson Muller
Nome do(a) Aluno(a): Gabriela Savicki e Kewin Cunha
ATIVIDADE SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL (01)
1-Analise as principais exigências ambientais associadas ao licenciamento ambiental de instalação nº - LI 158/2012.
a) Quais as principais condições e restrições do empreendimento?
b) Localize a imagem da atividade a partir das coordenadas fornecidas:
c) Avalie os padrões de lançamento de efluentes da unidade licenciada.
a) A instalação deve manter uma área de preservação permanente em áreas próximas a sua localização; o empreendimento deve fazer um programa de educação ambiental e ter sua área cercada; deve haver supervisão ambiental com responsáveis técnicos habilitados; os resíduos sólidos devem ser destinados corretamente; não poderá ser utilizado nenhum local próximo ao curso d’água; o tratamento do sistema de esgoto sanitário deve ser seguido conforme regras, não podendo descartar o efluente tratado no corpo hídrico, e a operação e manutenção do sistema devem ser pela CORSAN.
b) –
c) A temperatura deve ser menor que 40°C e seu pH entre 6,0 e 9,0. Não pode conter materiais flutuantes. Os sólidos sedimentáveis, em ml/L podem existir em quantidade menor ou igual a 1, em teste de uma hora em Cone Imhoff. Outros componentes podem ser encontrados nas seguintes quantidades:
Oléos e graxas (vegetal ou animal) – em ml/L = menor ou igual a 30
Sólidos suspersos – em ml/L = menor ou igual a 50 DBO5 20°C – em mgO2/L = menor ou igual a 40 DQO – em mgO2/L = menor ou igual a 150 Nitrogênio Amoniacal – em mgN/L = menor ou igual a 20 Pode haver também coliformes termotolerantes com concentração de 10³ (NMP/100ML) e com eficiência de 99%, além de fósforo total de 1 mgP/L com eficiência de 75%.