Trabalho 1
.
“Gostaria de saber como lidar com chefes centralizadores, que não gostam de ensinar por medo de perder o emprego ou aquele que sempre quer tomar a frente de tudo. Desta forma acabo ficando desmotivado" K.M. 26 anos..
.
A relação com o chefe é tensa por natureza. Mas há como evitar que isso se transforme num suplício.
Para entender melhor, o chefe centralizador é aquele que não sabe, não consegue ou não tem a menor vontade de delegar. Como é de se esperar, o chefe centralizador vive sobrecarregado de trabalho e alardeia isso pelos corredores da empresa, dando a entender que não se pode contar com a equipe. O final disso, é que as pessoas que trabalha duro ao seu lado ficam desmotivadas e frustradas.
Esse tipo de chefe que não delega, poda as iniciativas dos subordinados e se acha o dono da verdade, pode provocar na carreira de seus funcionários um período de estagnação. Mas nem tudo está perdido, você pode conseguir furar esse bloqueio ao seu sucesso, quer saber como?
Procure deixar claro que você quer mais responsabilidades e que se sente preparado para assumi-las, é claro que seu chefe irá conferir não só uma ou duas vezes o seu trabalho, mas irá fazer isso tantas vezes o quanto for necessário, e quem sabe, com o tempo o seu chefe se torne um aliado, se você der conta do recado, é claro!
.Existe sim a transferência de tarefas, mas o ato de delegar, ainda está longe do desejado. A maioria dos chefes não dá liberdade para que seus subordinados julguem, decidam e executem segundo seus próprios métodos. O que acontece, na verdade, é uma delegação pela metade, os funcionários assumem responsabilidades, mas não tem uma visão do todo, o chefe passa a bola, mas não deixa claro o que a organização espera do serviço.
O resultado? Um funcionário