Motricidade
Maio/2011
Promoção da Saúde e Qualidade de vida
É bastante claro o que se trata no texto, vemos isso no nosso dia a dia , a qualidade de vida esta diretamente ligada a questão social, e a má distribuição de renda dentre os municípios, vejamos que uma cidade não tem dinheiro o bastante para fazer uma rede de esgoto, conseqüentemente isso trará malefícios a cidade, doenças transmitidas pelo esgoto não tratado dentre outras coisas.
Particularmente em países como o Brasil e outros da América Latina, a péssima distribuição de renda, o analfabetismo e o baixo grau de escolaridade, assim como as condições precárias de habitação e ambiente têm um papel muito importante nas condições de vida e saúde
A diversas conceituações para o termo promoção da saúde, o conceito primario trata do aconselhamento e educação adequados dos pais, em atividades individuais ou de grupos; educação sexual e aconselhamento pré-nupcial; moradia adequada; recreação e condições agradáveis no lar e no trabalho. A orientação sanitária nos exames de saúde periódicos e o aconselhamento para a saúde em qualquer oportunidade de contato entre o médico e o paciente, com extensão ao resto da família, estão entre os componentes da promoção.
No debate sobre promoção da saúde e qualidade de vida, um especial destaque deve ser dado ao tema das políticas públicas saudáveis, da governabilidade, da gestão social integrada, das estratégias dos municípios saudáveis e do desenvolvimento local. No nosso entendimento, estes são mecanismos operacionais concretos para a implementação da estratégia da promoção da saúde e da qualidade de vida, com ênfase particular no contexto do nível local.
A defesa da saúde e da promoção da saúde junto a políticos e movimentos sociais pode conduzir à adoção mais rápida, e em maior profundidade, das estratégias apontadas.
A mediação intersetorial e entre população e poder público, assim como a capacitação para o exercício da cidadania e do