Trabalho 1
Uma solução tampão consiste em um par de ácido fraco com sua base conjugada que resiste a variação no pH quando pequenas quantidades de ácido ou bases são adicionadas a solução ou quando ocorre uma diluição da mesma.
O pH de uma solução tampão pode ser determinada pela equação de Henderson-Hasselbalch, que consiste em um rearranjo da expressão de equilíbrio de ionização de uma ácido fraco ou de hidrólise de um ácido conjugado de uma base fraca.
Se a solução for preparada com um ácido fraco usamos a equação 1:
(1)
Se a solução for preparada com uma base fraca usamos a equação 2):
(2) A capacidade tamponante de uma solução tampão é a capacidade dessa solução em resistir à alteração do pH quando ocorre a adição de um ácido ou de uma base.
“De forma quantitativa dizemos que a capacidade tamponantem é definida como a quantidade de matéria de um ácido forte ou uma base forte necessária para alterar 1,00L de solução tampão em uma unidade de pH.” (Skoog et. Al. 1996) A habilidade as solução tampão em evitar a alteração significativa no pH está diretamente relacionada a concentração total do ácido e da base presentes no tampão. A razão para esta resistência consiste no fato de que os íons hidroxônio ou hidroxila, quando adicionados à solução, reagem quantitativamente com as espécies básicas e ácidas presentes, dando origem a um ácido fraco ou a uma base fraca. O sistema tampão ácido acético e acetato de sódio, em solução aquosa estará completamente dissociado desde que o sal (acetato de sódio) é um eletrólito forte. O ácido acético estará em equilíbrio com seus íons:
CH3COOH(aq) → CH3COO–(aq) + H+(aq)
A principal contribuição para a concentração de íons acetato, a base conjugada do ácido acético, é proveniente do sal. Portanto, a ionização do ácido acético é desprezível perante ao excesso de sal devido ao efeito do íon comum, assim como é desprezível a hidrólise do