trabalho 1 semestre
1.1 TEORIA ADMINISTRATIVA-ABORDAGEM ESTRUTURAL
A abordagem estrutural da administração, assim como descreve Ferreira et. Al. (2006) reúne as teorias que estão embaçadas em uma visão mais mecanicista e racional do mundo. Os principais teóricos dessa abordagem foram sem duvida Taylor, Ford e Fayol. Não há duvida que todos eles foram ousados e inovadores ao introduzirem novas formulas de organizar os recursos e administrar as pessoas dentro das organizações.
A formação e a experiência de vida desses teóricos influenciaram os trabalhos desenvolvidos por eles. Embora as primeiras teorias tenham recebido muitas criticas, ainda hoje contribuem muito para administração dos negócios.
1.2 TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operária, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.
O americano Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento de uma teoria cientifica sobre a administração. Nascida em uma família tradicional e muito rígida, ele foi influenciado pela educação e crença que recebeu, em que a perfeição e a racionalização eram sempre perseguidas. Devemos lembrar que na época a qual Taylor desenvolveu a sua teoria, a principal preocupação era aumentar a produtividade obtida por meio do novo modelo de trabalho, que utilizava as maquinas como principal diferencial, aliás, as máquinas trouxeram justamente o aumento de produtividade.
Ele elaborou os primeiros estudos essenciais:
- Em relação ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acreditava que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria