Trabalho 001G – Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
A linguagem possui 6 funções, são elas:
1 - Função Referencial ou Denotativa
Esta função privilegia o referente da mensagem e busca transmitir informações objetivas sobre ele.É encontrada em textos científicos, técnicos ou didáticos, alguns jornalístico, documentos oficiais e correspondências comerciais. A linguagem é objetiva e os verbos são na 3ª pessoa do singular, e com impessoalidade por parte do emissor.
Exemplo:
2- Função Expressiva ou Emotiva Esta função ocorre quando se destaca o emissor. São opiniões, sentimentos e emoções do emisso, sendo que o texto é subjetivo e pessoal. Nesta função existe presença de interjeições, reticências e pontos de exclamação. Elas também evidenciam a função emotiva ou expressiva. Geralmente são textos líricos, autobiografias, memórias, poesia lírica e as cartas de amor.
Exemplo:
A) Pelo amor de Deus, preciso encontrar algo, nem que sejam cinco reais!
B) Você é tão especial para mim! ...
3) Função Apelativa ou Conativa
Nesta função a mensagem é centrada no receptor de forma a influenciá-lo, ou chamar sua atenção. Geralmente, usa-se a 2ª pessoa do discurso (tu/você; vós/vocês), vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo. Esta função é a mais persuasiva de todas, aparece nos textos publicitários, nos discursos políticos, horóscopos, textos de auto-ajuda, etc..
Exemplos:
A) "Vem pra caixa você também"
B) "Você é o sol que ilumina minha manhã"
4) Função Poética
É função capaz de despertar no leitor o prazer estético e a surpresa. A função poética ocorre quando se enfatiza a mensagem ou o texto, quando é trabalhada a própria linguagem. A ênfase recai sobre a construção do texto, a seleção e disposição de palavras no texto. Geralmente é usada na poesia e em textos publicitários.
Exemplos:
A)
B) “Tomou Doril, a dor sumiu!”
5) Função Fática
O canal é posto em destaque, ou seja, o canal que dá suporte à mensagem. Ocorre quando o emissor tem a