Funções da Linguagem
Funções da Linguagem
Curso: TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS
001G- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
Nome: Karina Pizzi nº de matrícula: 148313
Data: 11/04/2014
Índice
INTRODUÇÃO 3
FUNÇÃO APELATIVA 4
FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA 4
FUNÇÃO FÁTICA 5
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA 6
FUNÇÃO POÉTICA 7
SITES CONSULTADOS 7
Introdução
A língua é tida como um meio de comunicação, por meio dela realizamos diferentes ações como: transmitir informações, persuadir o outro, assumir compromissos, ordenar, pedir, demonstrar sentimentos, entre outros. As funções da linguagem estão centradas nos elementos que compõem a comunicação, pois toda comunicação apresenta diversas funcionalidades, na qual uma é dominante, conforme o enfoque que o emissor quer provocar no receptor. Neste sentido, as funções tem como objetivo levar o leitor a compreender determinado efeito, para um determinado objetivo.
Assim, através de um canal, o emissor transmite ao receptor, em um código comum, uma mensagem, que se reporta a um contexto ou referente. A ênfase num elemento do circuito de comunicação determina a função de linguagem que lhe corresponde.
As funções de linguagem de subdividem em função emotiva ou expressiva;
Função emotiva ou expressiva
Quando há ênfase no emissor e na expressão direta de suas emoções e atitudes, temos a função emotiva, também chamada expressiva ou de exteriorização psíquica. Dessa forma, há um envolvimento pessoal do emissor, que comunica seus sentimentos, emoções, inquietações e opiniões centradas na expressão do próprio “eu”, levando em consideração o seu mundo interior. Para tal, são utilizados verbos e pronomes em 1ª pessoa, muitas vezes acompanhados de sinais de pontuação, como reticências, pontos de exclamação, bem como o uso de onomatopeias e interjeições.
O personagem Charlie Brown reflete seu