Funções de Linguagem
CURSO TÉCNICO CONTABILIDADE
SILVIO ALEX DA COSTA SILVA
MATRICULA 111.700
001G – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
TRABALHO FUNÇÕES DA LINGUAGEM
SÃO PAULO
NOVEMBRO/2013
Índice
Função Referencial ou Denotativa
Função Emotiva ou Expressiva
Função Apelativa ou Conativa
Função Fática ou de Contato
Função Metalinguística
Função Poética
Este trabalho visa demonstrar as Funções da Linguagem bem como a utilização das mesmas durante o nosso cotidiano, pois basta uma simples análise de um texto literário ou técnico para identificarmos a Função da Linguagem Predominante utilizada pelo emissor. O Objetivo da Comunicação está vinculado a intencionalidade de quem a produz, e ao transmitir a mensagem, há um objetivo, com isso a linguagem passa a ter uma função, e a utilização das Funções da Linguagem é de suma Importância para que o texto ou a mensagem, produza e transmita a intenção do emissor. As funções da Linguagem são as seguintes:
Função Referencial ou Denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade. A linguagem é denotativa, ou seja, não há possibilidades de outra interpretação além da que está exposta. O Assunto ou a informação tem maior ênfase.
Ex: Incêndio nesta Madrugada em Prédio de uma Academia, no Centro de São Paulo assusta moradores de um prédio Residencial de 146 Unidades, mais de 100 pessoas foram retiradas do prédio e algumas delas receberam atendimento ainda no local, mas 31 foram removidas a hospitais da cidade, o corpo de Bombeiros ainda está no local contendo as chamas e o trânsito nas vias próximas a Rua Boticário e Avenida Ipiranga está interrompido, a previsão de liberação do trânsito é às nove horas.
Reportagem Veiculada no Bom Dia Brasil, Rede Globo, 08 de Novembro de 2013.
Função Emotiva