Trabalho 'classificações sociais'
Unidade Curricular: Introdução á Sociologia Nome do Aluno: Ana Patrícia Lorvão Martins
Número de aluno: 64722
Costa, António Firmino da (1997), “Classificações Sociais”
In Revista da Biblioteca Nacional, S.3, nº2
Data de entrega: 11/11/2013
Para iniciar a análise do texto “Classificações Sociais”, e antes de começar a desenvolver qualquer assunto, é necessário salientar que o autor do texto “Classificações Sociais”, António Firmino da Costa é Doutorado em Sociologia pelo ISCTE, local onde hoje em dia dá aulas e faz a sua investigação. É presidente do Centro de Investigação e estudos de Sociologia, centro associado do ISCTE. Tendo esta pequena ‘base’ do autor do texto, podemos afirmar que o texto ‘Classificações Sociais’ faz todo o sentido na medida em que o autor tem como objeto de estudo as sociedades, já há bastantes anos.
Neste contexto, podemos afirmar que as classificações sociais são objeto de estudo crítico (desde do seu caráter, aos seus objetivos, ás suas consequências), já que estas estão presentes no nosso dia-a-dia, tenhamos consciência ou não, elas são formuladas constantemente por nós e pelos outros ao nosso redor “(…) na sociedade, as classificações estão por todo o lado, impregnam, até ao mais íntimo e mais profundo de si próprios, a vida social.”. Pode-se concluir assim, que estudar o termo ‘classificações sociais’ é algo complexo e que pode ser aprofundado, sem dúvida alguma.
Podemos constatar que o autor divide o texto em três partes lógicas: introduz as suas ideias dando breves noções do conceito que posteriormente irá tratar, desenvolve dando argumentos sustentáveis e termina fazendo uma breve conclusão do que foi dito anteriormente.
O autor começa por introduzir o texto dando uma breve noção: “(…)as classificações são parte intrinsecamente constitutiva das sociedades”. E é essa ideia que a partir daí ele vai ‘esmiuçar’ até á conclusão do